quinta-feira, 31 de julho de 2008

Esclarecimento

Ontem durante a noite deixaram-me o seguinte comentário:

"Patricia deixou um novo comentário na sua mensagem "Nos eixos":
Sinceramente precisas tb de um psicólogo ou um psiquiatra, estás obcecada com o teu peso e com a comida.... e a continuar assim... fácil fácil voltas aos 145 kg ...Boa Sorte! "


Como a leitora não deixou nenhum contacto, decidi deixar aqui um pequeno esclarecimento.

Em primeiro lugar, este blog é um blog LIGHT, ou seja, trata-se de um blog que fala sobre reeducação alimentar.
Este blog retrata uma ínfima parte da minha vida.
Neste blog são poucas as vezes que falo de mim, do que sou ou das coisas que faço, porque a finalidade deste blog não é para isso. Este blog é uma moleta para a minha dieta, é um suporte nesta minha luta contra os quilos.
Neste blog, conto as minhas vitórias, assim como conto as minhas derrotas, as minhas angústias e os meus deslizes durante a RA.

Podia vir aqui e dizer, ah e tal recebi um bónus €€ chorudo por ser profissional e boa naquilo que faço!
Ah e tal a minha filha teve uma avaliação excelente, é uma super!
Ah e tal tenho uma casa espectacular que nos custou uma pequena fortuna.
Ah e tal comprei um carro novo todo XPTO que por acaso ontem à noite me bateram na traseira e deram à sola (hei-de fazer um post sobre isto, que ainda estou aqui a remoer).
Ah e tal tenho um marido espectacular que me ama mais que tudo e que tem uma paciência de santo para mim.
Ah e tal a crise deste País está-me a passar um bocado ao lado porque comparada com a maioria dos portugueses a minha vida é um conto de fadas.

Mas a minha vida pessoal interessa para alguma coisa?
Interessa-me a mim! Porque é a minha vida!
Se é coisa que não gosto é daqueles blogs que apenas contam o que têm o que compraram o que fazem durante o dia, onde foram etc etc, são um valente aborrecimento para MIM (e aqui gostos não se discutem).

Quem segue uma dieta sabe perfeitamente que nem tudo são rosas, que nem sempre acordamos com disposição e que nem sempre temos forças para continuar com esta luta.
E foi num dia desses que eu escrevi este post. Porque é verdade, eu ODEIO ser gorda, como qualquer pessoa que o é, ODEIA sê-lo.
Ser gorda é uma verdadeira merda em todos os sentidos.
A nível de Saúde, a nível Pessoal, a nível Profissional e a nível Social.
A nível de Saúde porque temos muitos mais problemas que uma pessoa de peso normal, a nível Pessoal porque não nos sentimentos bem connosco e por isso não somos pessoas 100% seguras e confiantes de si, a nível Profissional porque podemos ser comparadas com outras, e por vezes não interessam as nossas competências, o aspecto está em primeiro lugar. A nível Social porque há pessoas, e isto é a pura verdade e eu conheço algumas, para minha infelicidade, que DETESTAM gordos.

Não se trata de obsessão, trata-se da realidade.
Não é obsessão pensar na minha alimentação N vezes ao dia, como digo aqui neste post, na verdade é um óptimo sinal. É uma prova que mudei, que estou em constante mudança, que estou a largar a minha mentalidade de gorda-que-não-se-preocupa-com-o-que-come-e-que-não-quer-saber-o-que-os-outros-pensam-e-que-nem-se-importa-de-não-ter-roupa-para-vestir-e-que-chegou-a-uma-altura-da-vida-que-nem-a-higiene-intima-conseguia-fazer-sozinha para começar a pensar que levar-uma-alimentação-saúdavel-é-importante-para-a-minha-Saúde-para-o-meu-dia-a-dia-para-a-minha-confiança-e-segurança-como-pessoa-que-sou.

Não me julguem pelo que já fui, não me apontem o dedo por já ter sido uma pessoa com obesidade mórbida.
A culpa foi toda minha, eu sei disso. Era eu que comia uma caixa de donuts de empreitada, era eu que comia imensos fritos, era eu que ía imensas vezes ao Mac Donalds, era eu que enchia o carrinho de supermercado com bolachas, bolos, bolinhos, comida congelada, sumos e afins.
E isto vai acompanhar-me para o resto dos meus dias.

Apontem-me o dedo sim, por ter decidido MUDAR, por ter acordado a TEMPO para a vida, por ter FORÇA e ATITUDE para continuar esta LUTA muito DIFÍCIL.
Apontem-me o dedo quando vou abaixo mas logo a seguir ENTRO NOS EIXOS por minha própria VONTADE e FORÇA.

Agora, que fique bem claro, que o facto de ser gorda e ODIAR sê-lo não me deixa infeliz, nem depressiva, nem me faz acordar de mal com a vida.
A minha vida é mais do que o meu peso, é mais que esta doença. SIM, porque a obesidade ou o excesso de peso são uma DOENÇA.
Só quem passa por isto COMPREENDE realmente.

Aceito criticas. Aceito críticas construtivas, aceito que me digam que é melhor substituir o alimento X pelo alimento Y, gosto e agradeço que me aconselhem a visitar o médico Z porque já lá andaram e vos ajudou.
Agora NÃO admito às pessoas que entram aqui, lêem na diagonal os últimos posts, e mandam bitaites DESTRUTIVOS.

Acima de tudo eu sou uma pessoa, e considero-me uma boa pessoa, com sentimentos, muitos sentimentos, não sou apenas 99Kg de peso.

Para a leitora que me deixou o comentário:
Espero que nunca tenha passado por tudo o que passei, espero que nunca tenha visto nem nunca venha a ver os três digitos bem redondos na sua balança. Espero que nunca ninguém se repugne a olhar para si, espero que nunca ninguém tenha vergonha de andar consigo na rua, espero que nunca se prive de ter a sua higiene íntima, espero que nunca precise que lhe atem uns atacadores, espero que nunca se sinta humilhada em público e vá a correr para um canto e chorar, espero que nunca olhe para um filho seu e pense que devido à doença não o vai poder acompanhar como ele precisa, espero que NUNCA se sinta a maior MERDA neste mundo como eu naquela altura me senti.
Boa Sorte, para si!

12 comentários:

Luna disse...

linda arrepiaste-me com as tuas palavras... mais uma vez mostras ser a nossa mishi, uma mulher com M grande e com uma grande coragem!!! Força linda!!!

E, apesar, destes comentários menos bons (mtos deles se calhar invejosos!!) nunca esqueças que o teu caminho até aqui é mais do que vitorioso.. não é toda a gente que tem a coragem de acordar para a vida quando tem os movimentos diáros mto presos devido ao excesso de peso...e, depois ainda consegue perder mais de 40 kgs e continuar em luta!!!

Força! estou contigo!
Beijinhos

Conquistando Sonhos disse...

Fico muito feliz por reabrir os comentários, gostaria de te dizer que não te preoculpe com pessoas que vem já com a intensão de entulhar nossos poços, alías nós sempre estamos preparadas para isso, pois li uma vez numa revista que tem gente especializada a fazer isso, acredita?!

Beijos

Teresa disse...

Assino por baixo!

Beijo,
Patusca

P.S. Estou a tentar arranjar inspiração para postar ainda hoje...

Muffin de Chocolate disse...

Grande Mishi!!!

Adorei tudo o que escreveste...bateu-te mesmo forte o comentário e não era para menos. No teu lugar também ficaria assim...


Muitas vezes penso nisso, que as pessoas vão ao meu blog e pensam que tenho uma vida mesmo triste e só virada para a dieta...mas realmente, n conto no blog nem um terço do que se passa na minha vida.

No fundo, algumas vezes deixo passar algumas coisas da minha vida só para que as pessoas n fiquem a pensar que só penso na dieta. Sim, há pessoas que pensam assim...não entendem que se o blog é de dieta, é de dieta...ponto final!

Bem..agora que ja deitaste ca para fora isso tudo...envia os teus pinceis de maquilhagem pelo correio para eu os limpar, pois devem ser o teu unico aborrecimento neste momento! Ahaahahaha...


Beijocas e fica bem!

Força!

Sandra

Cristiana disse...

Quem fala assim não é gago!


Muito parabéns linda....


Continua nesta tua luta com tada a força de sempre...


beijocas enormes para ti

Anónimo disse...

Assim é que se " fala " sem papas na lingua...
Tens todo o meu apoio...
Ignora quem vive para julgar os outros sem olhar para eles próprios...

Beijinhos e muita força

eu mesma! disse...

Esta é a realidade de quem é gordo e quem é gordoo sabe perfeitamente do que falas e dos teus sentimentos relativamente á RA.
Pois e como não podia deixar de ser este post diz tudo o que já sabemos e tudo o que muitas de nós sentimos... independentemente do peso que tenho...
Quem nunca foi gordo nunca entenderá!Beijinhos grandes
eu.mesma

Ana in UK disse...

Apesar de nunca ter chegado aos 3 digitos, senti o mesmo que tu em vários aspectos.
Os sentimentos são os mesmos, as sensações, as desilusões e os constantes apontamentos de dedos completamente destrutivos.

Mas sabes o que sabe melhor nisto tudo? É olhar para a balança e ver que conseguimos descer nem que sejam 100 gramas!

O facto de conseguirmos mudar as nossas atitudes, hábitos e costumes é um passo demasiado grande para muita gente mas nós, AS GORDAS, conseguimos. Coisas que muitas magras não conseguem fazer como por exemplo deixarem alguns vicios, hábitos e costumes também.

Aprendi que o excesso de peso aliado a uma descida consciente e muito desejada nos torna uns seres muito melhores e com excelentes personalidades.

Ainda não encontrei nenhuma gorda, ou ex-gorda que não tivesse uma personalidade forte e bonita. O mesmo não posso dizer das sempre magras....

É bom dizer e responder da maneira que respondeste porque como bem dizes só quem passa pela obesidade que sim é uma doença, é que sabe.

E Blog light é blog ligth e ponto final!

FanFiLiLi disse...

Uau!!
Fizeste me borboletas no estômago!

Tu és sem duvida uma mulher com M grande!

Uma lutadora com garra!

Muita força!! ;)

Beijocas**

aXifas disse...

Já não te visitava à algum tempo e fiquei emocionada com as tuas palavras. A tua coragem e decisão de mudança para uma boa RA é um bom exemplo a tomar. E é bom sentir-te como companheira desta luta diaria. Obrigada por partilhares :)

Clara disse...

Eu não o descreveria melhor, com as palavras mais certas, com as sensaçoes tão perceptiveis.
Apesar de nunca ter chegado aos 3 digitos, muitas vezes me senti assim. Dizia que estava mal disposta ou com dor de cabeça para não ir a determinado jantar ou festa, pq simplesmente me sentia mal ou não tinha nada p vestir.
Tu és um exemplo e uma Mulher com o verdadeiro M maiusculo. de luta de coragem, de força, determinação, ect...

ás vezes as pessoas deixam comentários parvos e só p chatear, sem saberem realmente qual o verdadeiro sentido da existencia de algo, p ex dos blog ligh.
Parvas... ninguém é obrigado a ler nenhum... p isso tb não tem de comentar.
Para nós são a nossa muleta na nossa R.A. e com melhores resultados ou não, o certo é que nos ajuda termos o nosso cantinho.

Minha linda, tu és melhor q tudo e q todos.

Beijinhos grandes
Clara

Just me!! disse...

Mishi, para além de td k já disseram e k eu subscrevo na integra, só posso acrescentar o seguinte, TU ES UM ESPECTÁCULO!!
És uma inspiração e vais continuar a ser, pk tens uma força brutal, k eu admiro e partilho...
Qto ao comentário...a moçita lá pensou k o teu blog era uma versão virtual dos morangos com açucar ou das chikititas (lol) e ficou decepcionada...mas a gente dá uma ajudinha...."ó menina....aki para estes lado o tema é dieta mesmo, aqui a menina não encontra telenovelismo virtual...mas fike tranquila...k kdo a mishi resolver escrever novela e abrir a época dos castings...ela concerteza não se eskeçe de si!!..ela é assim, nunca eskeçe os amigos loooooooool"

E por aqui me fico, não sem antes desejar k a tua RA continue com o afinco habitual, e que tds os dias sejam de vitória...
Um beijinho enorme!!