terça-feira, 6 de novembro de 2007

Saúde..

A minha vida podia estar perfeita... carro novo, casa nova, emprego novo que me deixa realizada, relação com o meu marido óptima, a minha filha cada vez mais linda, inteligente e maravilhosa... mas neste momento não estou nada bem de saúde...

O excesso de trabalho deixou-me maleitas, posso dizer que sou uma pessoa doente, e a minha doença é o stress.

Acredito que a maioria de vocês esteja a pensar "mas esta é maluca, stress todas temos", a verdade é que o stress traz vários sintomas, sintomas graves por sinal... eu tenho estes:

  • Cansaço.
  • Ganho ou perda de peso.
  • Infecções, gripes e outras viroses, por exemplo Herpes.
  • Dores de cabeça, dores musculares, dores “de coluna”, Fibromialgia.
  • Má digestão, gastrites, úlceras.
  • Prisão de ventre e diarreia, flatulência (gases).
  • Acne, pele envelhecida, rugas, olheiras. Seborreia, queda de cabelos, enfraquecimento das unhas.
  • Ataques de ansiedade.
  • Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG).
  • Ataque de Pânico que podem ou não evoluir para uma Síndrome do Pânico.

Os ataques de Pânico têm sido do pior... eu já nem conduzir consigo, eu não vou à casa de banho do trabalho sozinha com medo de me sentir mal e ficar lá no chão... eu preciso de ajuda médica mas não sei a quem recorrer. :,(

Se alguém me puder indicar um bom médico... eu fico muito agradecida.

Update:
"Ataques de pânico e pânico patológico

O pânico é uma ansiedade aguda e extrema que é acompanhada por sintomas fisiológicos.

Os ataques de pânico podem ocorrer em qualquer tipo de ansiedade, geralmente como resposta a uma situação específica relacionada com as principais características da ansiedade. Por exemplo, uma pessoa com fobia às serpentes pode entrar em pânico quando encontra uma delas. No entanto, estas situações de pânico diferem das que são espontâneas, não provocadas e que são as que definem o problema como um pânico patológico.

Os ataques de pânico são frequentes: mais de um terço dos adultos manifestam-nos todos os anos. As mulheres são entre duas a três vezes mais propensas. A perturbação por pânico é pouco corrente e diagnostica-se em um pouco menos de 1 % da população. O pânico patológico começa geralmente na adolescência tardia ou cedo na idade adulta.

Sintomas e diagnóstico

Os sintomas de um ataque de pânico (entre outros, dificuldade respiratória, vertigens, aumento do ritmo cardíaco, sudação, falta de ar e dor no peito) alcançam a sua intensidade máxima no prazo de 10 minutos e normalmente dissipam-se dentro de poucos minutos, não sendo por isso possível ao médico observá-los, mas somente o medo da pessoa de sofrer outro terrível ataque. Como os ataques de pânico se produzem, frequentemente, de modo inesperado ou sem razão aparente, muitas vezes as pessoas que os manifestam preocupam-se antecipadamente com a possibilidade de sofrê-los de novo."


É exactamente isto que eu sinto...

28 comentários:

Lisa disse...

Oi Mishi, sinceramente não acho que precises de médico algum, precisas sim de uma pausa para ti própria e uma instrospecção, para reflectir o porque dessa ansiedade, depois de dizeres que tens tudo o que nós e eu principalmente desejo... e que só partilho a realização no trabalho, sinto-me em plena paz de espirito, e consciente do mundo que me rodeia...
Analisa-te e regressa ao mundo... e verás que isso que tiveste e tens não é um mero bicho de 7 cabeças... que estás a alimentar sem razão....
Mas quem sou eu ... mas na maioria as doenças ditas do foro psicologico, não são mais do que o plano espiritual mal tratado! É o que eu penso.... se precisares... estou por aqui! beijinhos e ilumina-te

Claudiacva disse...

Então minha querida amiga, eu já andava muito preocupada contigo, enviei-te um sms e não obtive resposta, não tenho andado grande coisa, mas nada que se compare a ti, mas ia te ligar, para seber o que se passava contigo, pois já estava a achar esta ausencia estranha e não estva enganada.
Força miga, não podes entrar nessa onda, não te deixes vencer. Hoje não sou a melhor pessoa para te aconselhar, apenas de posso dar o meu apoio e o meu carinho. Beijinho grande e fofo.

turbolenta disse...

Só me resta desejar que ultrapasses, rápidamente, este mau momento

Barbara Lucas disse...

cuidar da saúde é fundamental...
Melhoras prá vc.
Conta comigo, se precisar de algúem que te ouça (q te leia)
Bjos
Babi

Papoila disse...

Mishi, tenho fases em que tenho crises agudas de pânico. Isto dura há anos mas nunca evoluiu para "doença crónica", por isso: calma!

primeiro passo: reconhecer os "triggers", isto é, o que aconteceu de especial antes (podem ser até dias) do ataque.
Podes até estar a ter ataques por... excesso de coisas boas. lol eu explico: fomos condicionados pela ideia que a vida é dura. Mas estás a passar uma fase muito boa. Analisa bem se no fundo não tens um certo "medo" de que esta fase tão boa tenha um fim abrupto, uma contrapartida dolorosa.
A nossa cultura é de pessimismo, por isso é corrente ouvirmos alguém dizer "eu logo vi que isto tava a correr bem demais".
Como se correr bem fosse sempre a excepção, um intervalo na nossa vidinha...
Então, podes ter ataques de pânico de ansiedade, de medo q algo aconteça e destrua o teu presente tão bom... bom, se fores por esse caminho, acabas por arranjar isso mesmo!
Aconselho-te a consultar um psicólogo se achares q n consegues lidar sozinha com isso.

Por outro lado, excesso de stress tb os causam, pelo menos a mim...

mas tens q admitir que muitos desses trantornos que sentes os podes atribuir à cirurgia. Pelo q tenho lido em blogs de ninas q fizeram gastroplatia e outras, há consequências a nivel imunológico, cabelo, pele...

Mulheri: vai ao médico, informa-te melhor acerca das sequelas, passa um fim de semana fora, de preferência numa zona rural e calma.
tudo de bom, tá?
beijo

Ana Bastos disse...

Olá (já falei ctg por email... se n receberes deixa um comentario no meu blog!!!)

tenta descansar o máximo possivel e destraires!!!

bjinhus***

Sofia disse...

Oi minha linda!
fico triste por saber que não andas bem. O que posso aconselhar é procurares o teu médico de familia, só ele te poderá aconselhar algo mais especifico... Talvez um psicólogo ou psicanalista, não sei. Mas nesta fase é importante conseguires descansar e pensar no que te levou a chegar este ponto..
As melhores e qq coisa é só dizer.
Beijinhos gdes!

Miss Jolie disse...

olá linda:)
lamento que não te sintas bem!
acho mesmo que o melhor é procurares ajuda médica, para que consigas pôr um travão nesses ataques de pânico (e nas outras maleitas também) e para que eles não aumentem de frequência e não se tornem num hábito!!!
desejo as melhoras rápidas=)
vai dando notícias!
jinhuxx grandes***

Anónimo disse...

Oi olha se é assim, e visto que nao podes deixar de trabalhar, aconselhava-te a arranjar uma empregada para casa.. Muita gente nao arranja empregadas pra casa porque acha que isso quer dizer que são preguiçosas, mas não é nada disso.. Assim terias mais tempo livre e de qualidade..que tal começares a frequentar um ginasio? sauna.. coisitas que podem relaxar..dar um passeio no parque com headphones..tao bom estar em natureza a ouvir musica..ou até mesmo estar sem fazer nada, acho que é a melhor maneira de combater o stress :P

Sou a No Sugar mas ando meia desligada daqui dos blogs, mas senti-me na obrigação de responder a este teu post ;)

as melhoras ***

Anónimo disse...

Olá Mishi,
Fico triste por saber que nao te sentes muito bem. Concordo com o que diz a Papoila, e acho sinceramente que tens que procurar ajuda de um profissional e que tens que guardar um bocadinho de tempo do teu dia só para ti. Não penses demasiado no futuro e aproveita o que tens de bom neste momento.

Espero sinceramente que fiques bem . E lembra-te sempre que és uma vencedora e que vais vencer mais esta etapa da tua vida.

Beijos
Lurdes Casaca

Bolota disse...

Olá linda,
não fiques em baixo... se te serve de consolo, tb eu tenho ataques de pânico... já fui às urgências do hospital a pensar que me ía dar um ataque cardíaco e afinal era "só" um ataque de pânico... já tive outros. Chegam sem avisar e nas alturas em que estou mais tranquila... já começo a habituar-me... se é que é possível habituarmo-nos a algo tão violento e devastador...

Bjos :o)

Ana in UK disse...

Olá!
Eu sei o que isso é. O stress é horrivel, a mim foi a coluna, bicos de papagaio, gengivas que encolheram, intestinos, etcc....
Eu ando num médico de medicina chinesa que é mt bom dá consultas no Samouco e em Torres Vedras. Ele detecta logo todos os teus males e manda-te fazer tratamento, também na clinica dele e é tuno natural, nada de xanax e cenas assim, que só fazem mal. Se quiseres dou-te o contacto.
Jinhux e as melhoras

Zen disse...

Olá, querida Mishi!

Achei o comentário da Papoila muito interessante. Verás que é apenas uma fase, mas devias, talvez, procurar a ajuda de um psicólogo. Não te vai encharcar em comprimidos, mas vai ajudar-te a que te entendas melhor a ti mesma.

Um grande abraço,
Zen


PS: Que é feito da História?

Luna disse...

Olá minha querida... já n vinha aqui à algum tempo, e vejo que estás a passar por tempos mais dificeis. Mto sinceramente,espero, do fundo do coração que te ponhas melhor e que consigas ultrapassar esses ataques de pânico. Queria mto ver-te boa e melhor... és uma pessoa tão querida que mereces tudo mas tudo de bom. Se precisares de mim, estou por aqui.
Entretanto, hj, dia 15 como é o teu dia, desejo-te toda a felicidade do mundo! tudo de bom e muuuuuuitos muuuuuitos parabéns! agarra-te a tudo de bom que tens na vida, e acima de tudo tira momentos para ti, para relaxares e para a tua familia... força!
beijinhos muuuuuuuuuitos

AnaLua disse...

oi linda!
so passei para desejar um feliz aniversario!!!!!
espero que estejas melhorzinha:p
jinhos

ximiusa disse...

oh mishi, vim aki pela indicaçao da ana lua, e vejo que afinal ainda nao postast desd k m falast dessesproblemas.
a ajuda esta dentro d nós mas nem sempre a sabemos encontrar, procura uma maozinha d fora.
arrebita chica
posto isto. MTOS PARABENS!!!

Sofia disse...

Oi minha querida, espero que etsejas melhor..
Beijinhos gdes

Lisa disse...

ei miuda... ouvi dizer que fazias anos... parabens, espero que estejas melhor... dá noticias.... beijocas

Ana Bastos disse...

olá!!!
muuuuuito parabéns! Que obtenhas tudo de booooooooom !!!
dá noticias
be happy!
;)

Papoila disse...

Olha, parece que fazes anos!
Parabéns, nina!

beijo

Anónimo disse...

Olá, desejo um feliz aniversario e que tenhas tudo o que desejas.
Muita força!

Beijinhos

Muffin de Chocolate disse...

Olá Mishi! Espero que estejas melhor. Tive uma fase em que os ataques de pânico eram uma constante. Na altura, com 15 anos, fui levada a uma psiquiatra (a minha médica de família da altura disse à minha mãe que era o melhor a fazer...) e tomei comprimidos durante muito tempo. Ansiolíticos, anti-depressivos. Na altura a médica previu um tratamento de 3 anos. Tomei meio ano aquela porcaria e depois de um momento para o outro parei e fui ao sítio sozinha. Fui ao sítio como quem diz, que bato muuuuuito mal. LOL Passados alguns anos voltei a sentir o mesmo e fui tentando controlar e concentrar-me no facto de que eu mando na minha cabeça e não o contrário. Tal como a Papoila referiu, cheguei a ter ataques de pânico em alturas em que andava mesmo bem, mas realmente estranhei andar tão bem e pensei "tarda nada isto vai descambar...". Tem força e faz como a Elisa, a Papoila e outras meninas disseram: descansa, vai para fora, para uma zona calma...relaxa e não deixes essas crises vencerem ou estragarem a tua vida! Beijos e muita força. Sandra

Muffin de Chocolate disse...

Aiii..e PARABÉNS! Pelo que vi fazes anos! Beijocas

Bolota disse...

Olá linda,
Li no blog da Gio que fizeste aninhos ontem e passei para te desejar muitas felicidades e que contes muitos mais na companhia de quem mais amas.

Um beijinhos enorme!

Anónimo disse...

Oi Mishi,

Conheço muito bem os efeitos do estresse. Estava num trabalho alucinado, que me deixou com as mesmas consequências que você. O que posso recomendar é muita atividade física,ajuda de um médico e, se posível, uma rotina mais tranqüila. Beijo e melhoras. Andrea

Bolota disse...

Alô Mishi!
Passei para saber se estavas melhor e ver novidades :o(...
Diz qualquer coisa, linda.

Bjos :o)

Muffin de Chocolate disse...

Hey Mishi! Quando é que voltas? Aparece e dá notícias, sim? Beijocas e espero que estejas melhor! Sandra

Ana in UK disse...

Olá! Como estás? Já estás melhorzinha? Vai dando noticias e se precisares de ajuda estamos cá nós para te animar.
Jinhux