segunda-feira, 11 de dezembro de 2006

A minha Cirurgia

Depois de um maravilhoso fim-de-semana passado por estas bandas, cá estou eu de volta.
Foi um fim-de-semana em cheio, pena saber sempre a tão pouco!
Conforme tinha dito, hoje fui visitar a minha amiga balança, ao que ela me presenteou com menos 2,300kg. E que maravilha!

Como nunca falei do assunto hoje vou-vos contar como foi a minha cirurgia, e o processo pelo qual passei.

Para uma pessoa se submeter a esta cirurgia tem que fazer uma série de exames.
Exame respiratório, exame de endoscopia, raio-x ao tórax, analises sanguíneas e electrocardiograma. Para além dos exames tem que ter uma carta da dietista e outra da psicóloga a autorizar a operação. Se a psicóloga achar que a pessoa não está preparada para a fazer di-lo no relatório.
Levei o mês, inteiro, de Junho a tratar destas coisas.
De todos os exames o que mais me custou foi o de endoscopia, sai da marquesa completamente desfeita em lágrimas, e pelo que o médico me disse o meu exame foi dos que levou menos tempo, visto que cooperei. É uma sensação horrível, mas sem dúvida que se fosse preciso voltaria a repeti-la “n” vezes só para me sentir tão feliz como me sinto actualmente.
A cirurgia correu lindamente, estive uma hora e meia no bloco operatório, e passada outra meia hora acordei, com algumas dores, coisa pouca. As enfermeiras foram todas excelentes, queixei-me da pressão que tinha sobre os ombros e elas relembraram-me, isto é nos dito nas consultas antes da cirurgia, que a dor se devia ao ar que tinha sido introduzido no meu organismo, esse ar serve para “descolar” os órgãos, afastá-los abrindo caminho para que as sondas passem à vontade sem lhes tocarem.
Levei dois frascos de analgésico* para as dores e fiquei óptima.
Passada mais uma hora fui para a enfermaria, a equipa medica achou que eu estava óptima e eu própria pedi-lhes que me transferissem para a enfermaria. E assim foi!
Mal queria acreditar que já tinha passado o “pior”, o meu medo era darem-me a anestesia e nunca mais acordar. Enfim, lol, coisas de quem nunca tinha levado uma anestesia geral!
No dia seguinte já tinha alta para voltar para casa, estava fresca que nem uma alface!
Como as cicatrizes sararam lindamente tirei os agrafos passados 5 dias.
Desde que voltei para casa faço a minha vida como fazia, nas primeiras semana evitei fazer esforços, evitava pegar na minha filha ao colo (em vez de pegar 100.000 vezes pegava 99.000 vezes LOL é impossível resistir-lhe!). Actualmente faço tudo. Sinto-me optimamente bem, não tenho dores, nada me incomoda. As cicatrizes são muito pequenas, tenho quatro risquinhos no estômago. Penso que dentro de 1 ano não se vai notar nada.
Não há dúvida que as pessoas que conseguem emagrecer apenas com força de vontade sem recorrer a cirurgias são de uma admiração imensa. Mas há casos e casos, eu sou dos casos que se não me tivesse submetido à cirurgia continuaria a engordar, até chegar ao ponto de não me conseguir mexer.
Por isso aconselho vivamente a todos aqueles que sofrem de obesidade mórbida, não tenham medo, o internamento é de três dias, actualmente é uma operação simples, rápida e eficaz.

Beijinhos!

Adenda: querida ximiusa, eu cheguei a um ponto que não conseguia estar mais que uma semana em dieta.
O problema não era a boquinha mas sim a cabecinha! Não é a banda gástrica que me faz perder peso, sou eu. A banda gástrica está a ser uma ajuda. Sei que a tenho cá e que não posso abusar na quantidade de comida, mas eu é que escolho os alimentos, desde que fui operada que aboli pão, massas, arroz, doces, carnes vermelhas, peixe gordo (como salmão e sardinhas), sumos, álcool, todo o tipo de comida que faz mal, mas todo mesmo. A minha alimentação baseia-se em iogurtes magros, queijo fresco, leite magro, legumes crus/cozidos, peixe cozido/grelhado, carnes brancas (muito pouca) e água, muita água.
Como já disse, isto é tudo psicológico, submeti-me a uma cirurgia para emagrecer, mesmo sabendo que teria que fazer dieta, e por isso vou fazer tudo direitinho sem pôr o pé na argola! :)

Ah! Esta noite sonhei que devorava um pacote de rebuçados e que no fim começava a chorar desesperada a pensar que tinha engordado os 23kg já perdidos! Ah ah que sonho de doidos!

*Obrigada Estela!

15 comentários:

Anónimo disse...

Linda sempre que venho aqui fico de boca aberta com as tuas palavras... mais uma vez só tenho mesmo a referir que mostras grande coragem, quer pela operação, quer pelos sentimentos que mostras ao passares por tudo isso...
Sabes, este caminho pode ser longo, mas tu certamente chegarás lá! Mereces!!! ;)
Ah, e parabéns pelo novo peso!
Beijinhos

ximiusa disse...

inda bem k correu tudo bem mishi. mas é realmente a unica soluçao?
pergunto eu sem pretender ofender, atençao.
mas nao dá pa controlar a bokinha nem fazer umas caminhadas nem nada mais a fazer senao uma intervençao cirurgica para sempre?
no fundo pk o fizeste?

Anónimo disse...

Parabéns, Parabéns....
É só o que posso dizer.


Beijinho
Lurdes Casaca

Ps: o meu email é: lurdescasaca@hotmail.com

Gio disse...

Minha amiga dou-te os meus parabens, acho que há decisões que devem ser tomadas na altura certa e tu fizeste muito bem, eu se sofresse de obesidade morbida nem olharia para tras... espero que tudo corra como tu mais desejas.

Iacy disse...

oi :)

só demonstraste coragem, muita coragem.
acho q não aguentaria passar nem por metade, só o medo de agulhas já faz desejar estar bem longe desses senhores q só porque vestem bata branca têm de ser chamados de doutores/as.

beijos *

Anónimo disse...

Oi,

Olha eu também sou totalmente a favor da cirurgia se pudesse também fazia não só uma MAS VÁRIAS!

lol

bjinhus e força

Anónimo disse...

Ainda bem que está a correr tudo ás mil maravilhas!!!A cirurgia ajuda imenso..perder 2 quilos e tal numa semana é optimo!!lolol!!!
e tu mereces!mereces por teres enfrentado o problema de frente e não teres "parado" com a tua vida!!
arabéns por tudo!beijocas!

catarina e manelecos disse...

Acho que fizeste muito bem, a saúde acima de tudo...porque é um problema de saúde antes de tudo!!! beijinhos grandes

Anónimo disse...

olá!
vim hoje ao teu blog pela primeira vez, andei a tentar ver mas não percebi q cirurgia fizeste, suponho q colocação de banda gástrica..ou o bypass...
Também eu tive no programa para essa cirurgia, mas arrependi-me a tempo...qd digo a tempo refiro-me q foi antes de cirurgia, fiz os exames e tudo,mas acabei por desistir,primeiro q nada pq, com ou sem banda, da dieta não me livrava, decidi tentar sem ela, e, olha, por enquanto está a resultar, 7 quilitos num mês e meio, só espero continuar com esta garra!
A ti, só me resta dar os parabéns, nem imaginas como admiro quem conseguiu ir pr a frente, quem se manteve firme na decisão, coisa q não fui capaz...
Só uma pequena correcção profissional...os medicamentos pr as dores camam-se analgésicos e não sedativos...
Um grande beijo e votos q mantenhas a coragem!!!

Anónimo disse...

obrigada pela tua visita e pelas tuas palavras!
beijinhos

Zana disse...

Olá.
Tens muita coragem para fazer isso, mas o importante é que correu tudo bem e agora estás a um passo de alcançar um dos teus desejos.
A ciência já fez o trabalho dela agora quem vai terminar este grande feito és tu.
Tenho a certeza que em menos de nada estarás uma top model. hihi
Olha nao sei se sabes mas tb há uma nina no blog que tb fez a cirurgia e criou um fórum e está a criar uma página para testemunhos e para falar sobre os medos e os prrocessos dessas cirurgias.
Se estiveres interessada o blog dela é http://outroladodoespelho.blogs.sapo.pt/.
Beijinhos

Anónimo disse...

Amiga acho que não tens que ter vergonha de por fotos... mas também não tens que as por logico... mas a pessoa bonita que tu fores por dentro não muda por teres mais ou menos quilos...
So agora li o teu sonho, ehehehe foi giro.

Anónimo disse...

Que mulher corajosa.
Mas tudo vale a pena quando a alma não é pequena, não ?
Tens é que te sentir bem contigo, independentemente de teres + ou - kg.

O sonho realmente é giro e eu que pensava que era só eu ??
Kiss

Gio disse...

Ouve.... nem se pergunta, claro que quer que me envies uma foto para eu ver, já estou aos pulinhos à espera.... é muito giro o quadro não é?

Olha eu não tenho msn durante o dia porque me cortaram os acessos aqui do banco, mas se quiseres adiciona-me, o endereço está no meu blog e depois eu de casa aceito-te, ok?

Beijinhos e bom fim de semana

Rui Silva disse...

Em quanto ficou a banda? É comparticipado? Depois retira-se ou fica para sempre?
Os meus parabéns pela coragem. Eu não tinha, acho eu.